Canabidiol e Burnout

Síndrome de Burnout é um estado de exaustão emocional, cansaço físico e cansaço cognitivo resultante do estresse crônico. Os sintomas de Burnout vão se intensificando progressivamente, e muitas vezes, despercebidos. Em 2022, a síndrome foi incluída na classificação internacional de doenças (CID 11) da OMS. É associado com tensão, irritabilidade, distúrbios do sono e níveis sanguíneos de cortisol acima do normal.
Não é uma condição exclusiva da modernidade, apesar da amplificação nos últimos anos, pelos desafios impostos pelas altas demandas, rapidez de informações e tecnologias, falta de descanso, produtividade excessiva e também pela pandemia do COVID-19.

A energia física e mental de todos nós é finita, e o burnout é justamente esse esgotamento, estafa mental e fadiga física. É comum experimentar sentimentos de desesperança, baixa auto-estima, angústia, alienação e insatisfação com realizações.

 

Burnout está associada a alterações afetivas, incluindo a despersonalização, cinismo e sentimentos diminuídos de eficácia pessoal e cognitiva, dificuldades na concentração, atenção e no sono. Aumenta o risco de hipertensão, doença cardiovascular e depressão levando a consequências nos âmbitos, profissionais e pessoais.

Mas como não há um diagnóstico claro para o burnout, que possa distingui-lo de outras doenças. Os sintomas do burnout também podem ter outras causas, incluindo depressão, transtornos de ansiedade.

o óleo de canabidiol pode auxiliar, e muito, no tratamento dos sintomas do burnout. 

É bacana mencionar que o sinergismo entre as diferentes moléculas aumenta a eficácia e potencializa o tratamento. A partir de produtos full spectrum, com preparação mais completa, é possível alcançar o efeito comitiva ou entourage, pela interação de todos compostos, canabinóides, terpenos e flavonoides.

Esse conjunto de compostos oferece diversos efeitos no nosso organismo. São eles: sedação, relaxamento muscular, melhora no apetite e sono, anti-inflamação, antipsicóticos, anticonvulsivante, antioxidante, antidepressivo, neuroprotetor…

Os canabinóides interagem com o SNC através dos receptores CB1 do Sistema Endocanabinóide. Estão associadas a regulação da transmissão sináptica, formação de sinapses entre os neurônios e o crescimento, diferenciação, migração e proliferação do axônio (prolongamento do neurônio, que transmite os impulsos nervosos a outras células). 


A ativação do tipo de receptor CB1 pelos compostos derivados da Cannabis regula a liberação de neurotransmissores, demonstrando as propriedades antipsicóticas, neuroprotetoras, anticonvulsivantes, ansiolíticas e anti-inflamatórias, por exemplo.

 

Aqui na Verdecann trabalhamos com duas linhas, Full Spectrum e Broad Spectrum. Ambas em três concentrações, 50 mg/ml, 100 mg/ml e 200 mg/ml.

O tratamento com canabidiol é personalizado, varia com o peso, patologia e estilo de vida dos pacientes. Procure um médico prescritor!

 

Comments are closed.