De acordo com estatísticas da OMS e a análise de São Paulo Megacity Mental Health Survey, a região metropolitana de São Paulo possui a maior incidência de transtornos mentais no mundo (quase 30% da população) e a ansiedade é a classe mais prevalente.
Ansiedade é um sentimento vago de medo, angústia, tensão ou desconforto derivado de antecipação de perigo/medo, de algo desconhecido ou estranho. Podem ocorrer em diferentes fases de vida, são associados a vários sintomas estressantes. A ansiedade estimula o indivíduo a entrar em ação, porém, em excesso, faz exatamente o contrário, impede reações, levando muitas vezes ao pensamento de incapacidade e impossibilidade de realizar atividades e manter foco.
Dependendo das circunstâncias ou intensidade, a ansiedade pode ser tornar patológica, e prejudicar o funcionamento psíquico e somático (corporal).
Os tratamentos podem variar entre psicoterapias diversas e intervenções medicamentosas. Os grupos terapêuticos utilizados para ansiedade são ansiolíticos e antidepressivos, trazem benefícios e malefícios para os pacientes. Efeitos colaterais são comuns nos fármacos que atuam no sistema nervoso central, os mais comuns são perda de memória, fadiga, sedação, falta de coordenação motora, diminuição da concentração, da atenção e dos reflexos. Existe também a possibilidade de dependência, crises de abstinência e efeito rebote.
Encontrar um método seguro e eficiente para tratar os sintomas é uma prioridade.
Como o canabidiol pode ajudar no tratamento da ansiedade?
Canabidiol é uma alternativa viável e mais eficiente que os medicamentos convencionais. Há relatos muito promissores de pacientes que fazem tratamento com canabidiol.
O canabidiol especificamente, conhecido pela sigla CBD, possui atividade ansiolítica já conhecida. Os demais canabinóides como por exemplo: cannabigerol, canabinol, canabicromeno e incluso o THC em ação sinérgica potencializa os efeitos ansiolíticos, mas neuroprotetores, antiinflamatórios, anticonvulsivantes e antidepressivos também.
Esse conjunto de fitocompostos também atuará regulando demais processos fisiológicos, equilibrando apetite, sono, humor e estresse.
O tratamento tem se mostrado bastante seguro, a literatura não demonstra relatos de overdose letal com qualquer um dos canabinóides e, indicando que tem um baixo risco geral com efeitos colaterais.
Cuidar da saúde com acompanhamento de profissionais da saúde é essencial, cada organismo reage ao produto de diferentes maneiras.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe e ajude a mais pessoas terem uma vida mais saudável com um tratamento verdadeiramente eficaz!